sexta-feira, 23 de maio de 2014

Tesouro barroco paulista é restaurado e reaberto 

 Igreja da Ordem Terceira de São Francisco,  projeto do arquiteto Santo Frei Antonio Galvão, do século 18, é reaberta após 7 anos

Orientação artística e estilística do Professor Percival Tirapeli, coordenador geral de História da Arte da Casa Ranzini e idealizador dos cursos Olhar a Arte.


O governador Geraldo Alckimin, o secretário estadual da Cultura Marcelo Mattos de Araújo, o diretor de Obras Especiais da Concrejato, Ronaldo Ritti, empresa que realizou a obra, por captação de recursos adicionais do Instituto de Cultura Democrática (ICD). Projeto e acompanhamento de tudo a cargo da Formarte, dirigida por Rosana Delellis.



Muitos dos professores dos nossos cursos na Ranzini vêm participando de pesquisas na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, a VOT: Myriam Salomão, Mozart Bonazzi, Maria José Spiteri Tavolaro Passos,

Maria Lucia Fioravanti, Eduardo Murayama, Rosangela Ap. da Conceição, Gabriel Frade, Danielle dos Santos Pereira. As pesquisas tem sido feitas tanto em documentos da Ordem Terceira, quanto pinturas, esculturas, paramentos, enfim todo o acervo artístico móvel.


A construção original foi feita em estilo barroco-rococó e o projeto arquitetônico assinado por Frei Galvão.
Professor Tirapeli, secretário da Cultura Marcelo Araujo, Cida Soukeff ( engenheira da Concrejato) e governador Alckimin admiram a bela Nossa Senhora da Conceição do acervo da VOT.
Foram investidos R$ 12,5 milhões para a restauração do templo que estava fechado desde 2007.