segunda-feira, 15 de setembro de 2014

CURSO BARROCO PAULISTA
Sábado 20 de setembro de 2014, das 8h30 às 13h30

Cursos Olhar a Arte – Casa Ranzini

O minicurso Barroco Paulista ministrado por diversos professores especialistas abordará “in loco” as igrejas do centro histórico da cidade, em seus diversos aspectos: ornamentação, pintura, escultura e arquitetura. O curso se compõe de visitas de estudos, sábado, dia 20 de setembro, com palestras em cada patrimônio visitado.
A caminhada comentada pelo centro histórico no sábado e o diálogo dos especialistas com os interessados em arte e na cidade São Paulo, pretende contribuir para estabelecer novos significados e relações com o espaço urbano e seu patrimônio artístico, histórico e arquitetônico.


Detalhe do forro da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, São Paulo, 2013.


Rafael Schunk e grupo de participantes na Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção, Mosteiro de São Bento de São Paulo. 2013.


Programação
Dia 20 de setembro, sábado, às 8h30, encontro na Casa Ranzini com welcome coffee e preparação para sairmos em direção ao centro histórico. Temas e locais a serem visitados:
  • 9h30 - Igreja da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, Rua do Carmo:
Pintura colonial e abordagens: soluções do restauro. – Myriam Salomão

  • 10h - Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, Rua do Carmo:
A pintura do Pe. Jesuíno do Monte Carmelo – Percival Tirapeli
A talha na colônia - Mozart Bonazzi

  • 11h - Basílica e Mosteiro de São Bento,  Largo de São Bento: Escultura e imagens coloniais em barro – Rafael Schunk.
  • 12h - Conjunto das Igrejas Franciscanas e Largo de São Francisco:
Transformações do espaço e da arquitetura – Percival Tirapeli
  • 12h30 - Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, Largo de São Francisco:
Talha retabular - Mozart Bonazzi
Imaginária em madeira – Maria José Spiteri
Têxteis litúrgicos em coleções eclesiásticas - Rosângela Ap. da Conceição.

Percival Tirapeli: Professor doutor titular em Arte Brasileira no Instituto de Artes da UNESP, mestre e doutor pela ECA/USP, autor de 18 livros sobre o tema, tais como: Igrejas Barrocas do Brasil e Festas de Fé (port/inglês, Ed. Metalivros), Coleção Arte Brasileira (Ed. Nacional, 5 volumes). Site: www.tirapeli.pro.br.

Myriam Salomão: Doutoranda em Teoria e História da Arte pela FAU/USP e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, instituição na qual também cursou licenciatura em Artes Plásticas e Música. É pesquisadora de História da Arte Brasileira, principalmente da pintura do período colonial.

Maria José Spiteri: Doutoranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP - São Paulo, onde também cursou o Mestrado em Artes, a licenciatura em Educação Artística e o bacharelado em Artes Plásticas. Atua como pesquisadora em História da Arte, História da Arte Brasileira e imaginária religiosa.

Rafael Schunk: Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP e graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário FMU. É artista plástico, curador e organizador de exposições artísticas. Atua como pesquisador da arte sacra do período colonial brasileiro, principalmente a imaginária em barro.

Mozart Bonazzi: Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP, é Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP e graduado em Educação Artística e Artes Plásticas pela FAAP. É pesquisador de processos escultóricos tradicionais e contemporâneos, e se dedica ao estudo e divulgação da talha ornamental barroca e rococó no Brasil.

Rosângela Ap: Mestre em Artes, Bacharel e Licenciada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP. É artista, membro da ANPAP – Comitê Poéticas Artísticas – e pesquisadora nas linhas: 'Poética visual do Barroco', 'Processos criativos tradicionais e contemporâneos' e 'Teoria, Crítica e História da Arte no Brasil', com ênfase na indumentária e têxteis litúrgicos em coleções eclesiásticas.

Mais informações
casaranzini@gmail.com 

Laura Carneiro, MTb 19.050
laura.carneiro@gmail.com
(11) 97690-5247