Missão

A Casa Ranzini é uma associação informal de amigos, sem fins lucrativos, com a missão de preservar, estudar e divulgar o patrimônio histórico, artístico e arquitetônico da cidade de São Paulo, estimulando a vivência, reflexão e experimentação no campo das artes e história e contribuindo para ampliar o acesso às manifestações culturais e para a formação da cidadania no contexto brasileiro.

Pretende assim, estudar, preservar, divulgar, produzir e reproduzir a iconografia urbana paulistana e paulista, por meio da promoção de atividades investigativas, documentais, artísticas, educativas, expositivas e editoriais, estimulando a fruição, a vivência, a reflexão e a experimentação nos campos do registro iconográfico e audiovisual da cidade e do Estado de São Paulo.


Atividades

Publicações, projetos expositivos, ação cultural, palestras, cursos de especialização (de curta duração e extensivos) e consultoria em projetos culturais. Criação de um acervo bibliográfico a ser disponibilizado para pesquisa in loco.

Palestras

Têm caráter de formação e educação para o olhar de forma artística, de forma introdutória, oferecendo um primeiro contato acerca de temas ligados à arte, novas mídias, história. Pretende também oferecer Seminários Avançados em história da arte, fotografia, memória fotográfica, cinema, arquitetura, e ensino e pesquisa nessas áreas.

Cursos

Cursos de especialização voltados para públicos diversificados. Propostas educacionais nas áreas: novas mídias, fotografia, belas artes, artes aplicadas, patrimônio histórico, história, cinema e literatura

Acervo Bibliográfico

Coleção de livros e periódicos pertencentes ao Prof.Dr. Percival Tirapeli, titular em artes da UNESP, sobre aspectos da história da cidade de São Paulo, especialmente no que tange à arte e arquitetura, desde os tempos coloniais. Consulta in loco.

Oficinas­

São discussões práticas com novas abordagens para as artes visuais As oficinas pretendem mesclar processos criativos, como aquarela/computação gráfica, ilustração/fotografia, serigrafia/cinema, fine-art printing/encadernação e outras. O objetivo é trazer a discussão sobre o ambiente urbano, a memória, relações humanas, história, literatura, etc.


Atividades Culturais

Caminhadas

A proposta é fazer uma atividade informal que compreenda visita guiada com abordagem de arquitetura, história e artes. Os grupos serão acompanhados por um historiador, um fotógrafo e um professor de artes, assim transformando a atividade em uma das mais valiosas formas de visitar a cidade, conhecer a sua história e retratá-la através de sua câmera ou traço.

Concepção e curadoria de projetos expositivos

Pretende-se abrir espaço para conceber, planejar e mediar espaços expositivos temáticos que se adequem ao escopo conceitual da Casa Ranzini.

Projetos editoriais

Conceber, planejar e editar conteúdos temáticos em literatura, artes, fotografia e história.